pos-doc

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI) tem novo Pós-Doutorando

pos-doc

Jefferson Estevo será orientador pela Prof.a Laís Thomaz com bolsa FAPEG/CNPq

 

O pesquisador, Jefferson dos Santos Estevo, iniciou em agosto de 2023 o seu período de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Goiás (PPGCP). O projeto está vinculado com o Edital: “Chamada Pública 09/2022 – Fixação de Jovens Doutores”, uma parceira entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Goiás (FAPEG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que visa a manutenção de doutores no país, para estudos relacionadas com o estado de Goiás. 

A supervisão da pesquisa é da Prof.a Dra Lais Forti Thomaz, que atualmente coordena a Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), também é professora no curso  de Relações Internacionais e no PPGCPRI. Em 2021, o professor Estevo terminou o seu doutorado, em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. O título da tese foi: “Riscos e Mudanças Climáticas: Os casos de Brasil e China (2011- 2019)”, o entendimento sobre as políticas exteriores de Brasil e China nas negociações internacionais para mudanças climáticas. Os professores, Lais Thomaz e Jefferson Estevo, são mestres pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (Unesp, Unicamp e PUC). 

A pesquisa atual aborda um tema recente nos estudos das relações internacionais, os Combustíveis Sustentáveis de Aviação (Sustainable Aviation Fuels - SAF), mais especificamente, nas reduções de gases do efeito estufa no setor de aviação civil internacional. A professora Lais Thomaz é referência em estudos sobre este tema no país e tem buscado o entendimento sobre SAF em diferentes países. Para tanto, a parceria visa estudar o desenvolvimento e implantação de SAF nos países BASIC (Brasil, África do Sul, Índia e China), os quais possuem uma cooperação nas negociações sobre mudança do clima.

O período de trabalho será de dois anos, com apoio do CNPq e da FAPEG, que auxiliará com a reserva técnica para pesquisas no estado de Goiás. Além dos países BASIC, o estudo tem o estado como foco, com seu potencial agropecuário para produção de SAF, para suprir o mercado doméstico e, ainda, com capacidade de exportação. Para tanto, realizará entrevistas com os principais atores do estado, que estejam relacionados ao tema, como fornecedores de matérias-primas, políticos conectados com a área, produtores de biocombustíveis e acadêmicos; todos do estado de Goiás. Ao final, os pesquisadores desejam mapear as iniciativas, políticas e implementações de SAF nestes países, criando um Road Map, além de indicar o potencial do estado de Goiás, sede da pesquisa.