Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (PPGCPRI-UFG) foi aprovado pela CAPES no final de 2011 com a denominação de Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e iniciou suas atividades em março de 2012. A criação do PPGCP-UFG resulta de um planejamento da área de Ciência Política da UFG e da expansão do seu corpo docente.

A partir de 2014, passaram a fazer parte do programa pesquisadores vinculados ao curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais, e da Faculdade de Economia, ambos da UFG.

Em outubro de 2023 o nome do programa foi oficialmente transformado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI).

A criação do PPGCPRI-UFG se ancora em dois eixos principais: o institucional, resultado da evolução das áreas de Ciências Sociais e Relações Internacionais na instituição, e o regional, relacionado à baixa oferta de programas na região Centro-Oeste e à crescente demanda por formação mais qualificada.

Hoje, o PPGCPRI-UFG se organiza em uma única áreaa de concentração: “Ciência Política e Relações Internacionais”, que congrega os professores do programa e as linhas de pesquisa “Instituições e Comportamento Político em Perspectiva Comparada”, “Estado e Políticas Públicas”, “Economia Política” e “Política Internacional”.

As linhas de pesquisa abrangem uma gama ampla de campos de investigação e possibilitam que todas as especializações dos pesquisadores do Programa, (permanentes e colaboradores) estejam contempladas.

O Programa tem por objetivos primordiais promover uma sólida formação de recursos humanos e a geração de pesquisa científica qualificada em Ciência Política e Relações Internacionais, com vistas a contribuir para o desenvolvimento nacional, com ênfase na região Centro-Oeste.

O PPGCPRI-UFG tem conceito 4 na Coordenação de Pessoal de Ensino Superior (CAPES).

Endereço:

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais