Programa de treinamento para participação a PS de PPG para pessoas em situação de refúgio ou em situação de migração forçada

No dia 18 de abril o PPG deu início a um longo e frutífero projeto de cooperação internacional com a Universidade de Cagliari, na Itália. O projeto teve como objetivo capacitar imigrantes para escrever um projeto de pesquisa nas áreas de Antropologia, Ciência Política, Direitos Humanos, História, Relações Internacionais e Sociologia. A primeira fase consistiu na seleção de candidatos, em que foram entrevistados aproximadamente 20 pessoas, entre homens e mulheres. Foram selecionados dez candidatos que tinham como características o interesse pela pesquisa científica, o alinhamento com uma das áreas supracitadas e a possibilidade de frequentar o curso de maneira presencial durante um período de 10 dias úteis. Entre os alunos selecionados estavam Afegãos, Angolanos, Haitianos e Venezuelanos que já viviam no Brasil num intervalo que varia de 8 meses até 5 anos. A formação desses alunos concentra-se nas áreas de Administração de Empresas, Matemática, Contabilidade, Serviço Social e História. Eram diferentes realidades, diferentes projetos de vida e diferentes culturas em sala de aula. Ficaram responsáveis pelo projeto o Professor Dr. Carlo Patti e o Professor Dr. João Henrique Roriz, bem como as estagiárias de pós-doutorado Dra. Thaís Vieira e Dra. Marina Caixeta. O curso foi dividido em dez aulas com a duração de duas horas. Pensando nos demais compromissos dos alunos, especificamente os que precisavam estar presentes no trabalho em horário comercial, mas estavam motivados a participar do curso. As aulas foram aulas introdutórias de metodologia, e cada professor ficou responsável por ministrar um conteúdo que agregasse no desenvolvimento do projeto de pesquisa. Foram ministradas aulas sobre: “o que é um projeto de pesquisa”, “como organizar um projeto de pesquisa”, “como formular uma pergunta de partida”, “o que é um referencial teórico”, “o que é um estado da arte”, “o que é uma hipótese”, “como organizar um cronograma de pesquisa”, “como formular objetivos gerais”, “como formular objetivos específicos” e “como desenvolver a escrita acadêmica”. Os alunos acompanharam todas as aulas que eram realizadas ao redor de uma mesa grande e com o uso de materiais didáticos como powerpoint, foi criado um ambiente seguro, confortável e acolhedor para possibilitar maiores interações entre alunos e professores, possibilitando metodologias ativas de aprendizado. Os dez alunos selecionados participaram de todo o curso de formação e, posteriormente, a UFG com apoio do PPGCPRI publicou um edital conjunto de seleção para candidatos estrangeiros que englobou os Programas de Pós-Graduação em Antropologia, Ciência Política, Direitos Humanos, História, Relações Internacionais e Sociologia. Ao longo desse período, os professores e pós-doutorandas envolvidos no projeto deram suporte aos alunos para a elaboração de seus projetos. O edital unificado contou as seguintes fases: a) envio de documentação; b) envio do projeto; c) exame de proficiência e; d) entrevista. O fim do projeto se deu em outubro de 2024, somando um período de seis meses de acompanhamento dos alunos. Entre os Departamentos escolhidos pelos aprovados estão o Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais, o Departamento de Antropologia, o Departamento de Sociologia, o Departamento de Direitos Humanos e o Departamento de História. Aos três primeiros colocados, a Universidade de Cagliari concedeu uma bolsa de estudos no valor de 11 mil euros, algo em torno de R$ 69.080,00 reais. Além disso, para todos os participantes do Programa de Treinamento, a Universidade de Cagliari concedeu um aparelho eletrônico tablet, para ampliar os meios de estudos dos alunos e possibilitar a democratização do ensino.